FUNDAÇÃO LUSÍADA

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA - UNILUS

PORTAL DE NÚCLEOS ACADÊMICOS DE ESTUDOS E PESQUISAS - NAEPs

Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019

NÚCLEO ACADÊMICO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM

Análises Clínicas

Última atualização em 20/02/2019 08:23:39

Apresentação


As atividades desenvolvidas num laboratório de análises clínicas têm o propósito de auxiliar em diagnósticos, prognósticos, prevenções de patologias, contribuindo para tratamento e possível cura das mesmas. Não diferente, os resultados dos testes laboratoriais fornecem dados científicos que podem ser utilizados para avaliação clínica e na composição de dados epidemiológicos aplicáveis em pesquisas científicas. No ano de 2018 foram desenvolvidos 03 estudos. Num deles demostrou CORRELAÇÃO ENTRE A PREVALÊNCIA DE ANEMIA E O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DO CURSO DE BIOMEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA. Em outro, foi feito relato de caso de um paciente com PITIRÍASE LIQUENÓIDE E VARIOLIFORME AGUDA: DOENÇA FEBRIL ULCERONECRÓTICA DE MUCHA-HABERMANN. O terceiro trabalho demonstrou a PREVALÊNCIA DE OBESIDADE E CARACTERIZAÇÃO LIPÍDICA LABORATORIAL DOS ALUNOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA. Além desses, outros trabalhos estão sendo desenvolvidos e serão finalizados no de 2019.

Docente Responsável


Linhas de Pesquisa


ANÁLISES CLÍNICAS

-Correlacionar situações com desfecho bem definido e as alterações laboratoriais. -Avaliar e comparar diferentes metodologias analíticas (Ex.: Teste Rápido x Semi Automação x Automação). -Abordar os aspectos de interpretação dos testes laboratoriais associados com possíveis interferentes pré-analíticos e condições fisiológicas (Ex.: Jejum, Estresse, Uso de Drogas, Esforço Físico, Ciclo Circadiano, Medicamentos). -Avaliar a conservação de amostras biológicas e as alterações na análise.

GESTÃO LABORATORIAL

- Abordar aspectos ligados ao Sistema da Gestão da Qualidade Laboratorial evolvendo desde a Organização Geral até a Melhoria Contínua da Qualidade - Demonstrar a eficácia da Garantia da Qualidade através do Controle de Qualidade Analítico Interno e Externo ligados aos aspectos dos processos laboratoriais (fases pré analítica, analítica e pós analítica). - Desenvolver conhecimento da metodologia Lean Six Sigma.

HEMATOLOGIA LABORATORIAL

- Caracterizar as alterações eritrocitárias, leucocitárias e plaquetárias frente às patologias diversas (Ex. 1: Alterações hematológicas em dengue; Ex.2: Frequência de anemias após redução gástricas; Ex.3: Diminuição dos níveis séricos de triglicerídeos em portadores de traço falciforme). - Aprofundar entendimento das doenças Oncohematológicas. - Elaborar estudos envolvendo as coagulopatias e tromboses em situações clínicas e terapêuticas.

Atendimento


[...] em atualização.

Contato


CAPTCHA image

Desenvolvido por
NAEPGET - Núcleo Acadêmico de Estudos e Pesquisas em Gestão, Educação e Tecnologia (CNPq | UNILUS).
© 2019 UNILUS - Centro Universitário Lusíada. Todos os direitos reservados.