FUNDAÇÃO LUSÍADA

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA - UNILUS

PORTAL DE NÚCLEOS ACADÊMICOS DE ESTUDOS E PESQUISAS - NAEPs

Terça-feira, 02 de Junho de 2020

NÚCLEO ACADÊMICO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM

Análises Clínicas

Última atualização em 12/02/2020 10:05:36

Apresentação


As atividades desenvolvidas num laboratório de análises clínicas têm como objetivos o auxilio ao diagnóstico, prognóstico e prevenção de doenças, contribuindo também na evolução de tratamento. Além disso, os resultados dos testes laboratoriais fornecem dados científicos que podem ser utilizados para avaliação clínica e na composição de dados epidemiológicos aplicáveis em pesquisas científicas. No ano de 2019 foram desenvolvidos 03 estudos. Num deles demostrou A CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO CLÍNICO NA COMPREENSÃO DOS CASOS DE DIAGNÓSTICOS E RESISTÊNCIA TERAPÊUTICA NA LEUCEMIA MIELOIDE CRÔNICA. Em outro, foi realizado uma revisão da literatura sobre ANTICOAGULANTES DE HEMOSTASIA SECUNDÁRIA, demonstrando importância do monitoramento laboratorial. Por fim, um estudo de intervenção terapêutica foi realizado demonstrando o EFEITO DA AURICULOTERAPIA NOS NÍVEIS DE CORTISOL EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM ESTRESSE. Para 2020, estudos na área de onco-hematologia estão sendo desenvolvidos.

Docente Responsável


Linhas de Pesquisa


ANÁLISES CLÍNICAS

-Correlacionar situações com desfecho bem definido e as alterações laboratoriais. -Avaliar e comparar diferentes metodologias analíticas (Ex.: Teste Rápido x Semi Automação x Automação). -Abordar os aspectos de interpretação dos testes laboratoriais associados com possíveis interferentes pré-analíticos e condições fisiológicas (Ex.: Jejum, Estresse, Uso de Drogas, Esforço Físico, Ciclo Circadiano, Medicamentos). -Avaliar a conservação de amostras biológicas e as alterações na análise.

GESTÃO LABORATORIAL

- Desenvolver e aplicar metodologias de Melhoria Contínua da Qualidade, como auditorias, indicadores de qualidade e planos gerenciais. - Desenvolver conhecimento e aplicar a metodologia Lean Six Sigma no laboratório de análises clínicas, afim de melhorar o gerenciamento dos processos e aumentar a eficiência operacional.

HEMATOLOGIA LABORATORIAL

- Caracterizar as alterações hematológicas frente às diferentes doenças (Ex. 1: Alterações hematológicas em dengue; Ex.2: Frequência de anemias após redução gástricas; Ex.3: Diminuição dos níveis séricos de triglicerídeos em portadores de traço falciforme). - Aprofundar entendimento no diagnóstico e prognóstico das doenças onco-hematológicas. - Elaborar estudos envolvendo coagulopatias e tromboses em situações clínicas e terapêuticas, bem como o monitoramento laboratorial de anticoagulantes.

Atendimento


Centro de Saúde Escola (CSE)
Quartas-feiras, das 08:00 às 12:00

O local de atendimento ocorrerá nas dependências do Laboratório de Análises Clínicas localizado no CSE.

Centro Universitário Lusíada - Campus III
Rua Doutor Batista Pereira, 265
Macuco - Santos (SP) - Brasil
11015-101

Contato


CAPTCHA image

Desenvolvido por
NAEPGET - Núcleo Acadêmico de Estudos e Pesquisas em Gestão, Educação e Tecnologia (CNPq | UNILUS).
© 2020 UNILUS - Centro Universitário Lusíada. Todos os direitos reservados.