FUNDAÇÃO LUSÍADA

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA - UNILUS

PORTAL DE NÚCLEOS ACADÊMICOS DE ESTUDOS E PESQUISAS - NAEPs

Terça-feira, 02 de Junho de 2020

NÚCLEO ACADÊMICO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM

Biotecnologia e Biologia Molecular

Última atualização em 06/06/2019 15:36:14

Apresentação


A Biotecnologia utiliza-se de moléculas biológicas para a solução de problemas e produção de produtos úteis com potencial industrial em várias áreas da sociedade. A Biologia Molecular é o estudo do material genético e seus produtos de expressão. A Biotecnologia possui uma estreita relação com a Biologia Molecular utilizando-se de suas técnicas para obter inovações terapêuticas; novos antibióticos; terapia gênica; caracterização molecular bacteriana; clonagens; revisões sistemáticas e meta-análises de pesquisas relacionadas com metais pesados e genes envolvidos com patologias como o câncer e doenças neurodegenerativas. O objetivo do núcleo é fornecer ao discente o conhecimento no que há de mais moderno, visando colocá-lo passos à frente nos processos seletivos e contribuir com a sociedade científica com publicações geradas a partir dos estudos. Uma vez que, a biotecnologia tem um papel importante para atingir as metas da sustentabilidade, preservando o meio ambiente e a saúde humana.

Docente Responsável


Linhas de Pesquisa


BIOPROSPECÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ALTERNATIVAS TERAPÊUTICAS.

Desenvolvimento de pesquisas voltadas à exploração da biodiversidade e dos seus recursos genéticos, visando novas alternativas terapêuticas para o câncer e para a AIDS. Bem como, utilizar a bioprospecção nos estudos relacionados à moléculas com potencial antibiótico. Além da construção de novas moléculas sintéticas visando combater estas “superbactérias”, com o propósito futuro de trabalhar com sistemas de expressão gênica.

BIORREMEDIAÇÃO E FITORREMEDIAÇÃO DE AMBIENTES CONTAMINADOS POR METAIS PESADOS E IDENTIFICAÇÃO GENÉTICA BACTERIANA.

Estudar a biorremediação, uso de bactérias, e fitorremediação, uso de vegetais, para descontaminação de águas contaminadas com metais pesados e análise dos impactos negativos causados por estes elementos tanto à biodiversidade em geral quanto à saúde humana. A partir das técnicas da biologia molecular será realizada a identificação molecular e análise filogenética de bactérias que possuem mecanismos de resistências frente íons metálicos.

BIOTECNOLOGIA NA ONCOLOGIA

Esta linha de pesquisa visa o aprofundamento no conhecimento do estado da arte das diferentes neoplasias frente a presença de agentes carcinogênicos e mecanismos da carcinogênese e das novas técnicas biotecnológicas de rastreamento e alternativas terapêuticas. Bem como, o estudo de vários seguimentos da biotecnologia na oncologia como a terapia celular, terapia gênica, bioprospecção, nanotecnologia e a imuno-oncologia. Fazendo uma análise comparativa com as técnicas e tratamentos convencionais.

BIOTECNOLOGIA: INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE BIOENERGIA E BIOPLÁSTICOS.

Pesquisas teóricas e práticas sobre tecnologias baseadas em novas matérias primas para produção de biocombustíveis e novas estratégias no desenvolvimento de plásticos biodegradáveis. Estudo e análise de dados acerca dos impactos negativos dos poluentes resultantes da queima dos combustíveis fósseis e os resíduos de plásticos e/ou microplásticos no meio ambiente e na saúde humana, bem como, as questões de sustentabilidade.

Atendimento


[...] em atualização.

Contato


CAPTCHA image

Desenvolvido por
NAEPGET - Núcleo Acadêmico de Estudos e Pesquisas em Gestão, Educação e Tecnologia (CNPq | UNILUS).
© 2020 UNILUS - Centro Universitário Lusíada. Todos os direitos reservados.